O termo “follow up” é amplamente utilizado no mundo corporativo, especialmente em áreas como vendas, atendimento ao cliente e marketing. No contexto empresarial, “follow up” significa acompanhar ou dar continuidade a uma interação anterior, seja com um cliente, parceiro ou prospect. Esse acompanhamento pode ocorrer por meio de e-mails, telefonemas ou reuniões, com o objetivo de fortalecer o relacionamento e garantir o progresso de uma negociação ou projeto. E esta funcionalidade está no Portal de Vendas integrado ao Protheus.
A importância de um bom follow up não pode ser subestimada. Estudos mostram que cerca de **80% das vendas** exigem pelo menos **cinco follow ups** antes de serem concretizadas, mas **44% dos vendedores** desistem após o primeiro contato. Isso demonstra que a persistência é um fator-chave para aumentar as chances de sucesso em negociações. Empresas que adotam uma estratégia eficaz de follow up conseguem aumentar significativamente suas taxas de conversão e fidelização de clientes.
Além disso, o follow up é crucial para melhorar a experiência do cliente. Pesquisas indicam que **90% dos consumidores** esperam algum tipo de acompanhamento após uma compra, e empresas que mantêm contato com seus clientes tendem a construir uma relação de confiança. Esse tipo de ação não só contribui para a satisfação do cliente, mas também aumenta as chances de recomendação e a retenção a longo prazo.
Aqui está um exemplo do nosso follow up presente no Portal de vendas FBS
Em um mercado cada vez mais competitivo, dominar o significado e a prática de follow up é essencial para qualquer negócio que deseja se destacar. Implementar uma rotina de acompanhamento permite que as empresas aproveitem ao máximo suas oportunidades de vendas e melhorem a gestão de relacionamentos com seus clientes.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
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