5 maneiras de reduzir custos logísticos na distribuição5 minutos de leitura

Precisa de ajuda sobre este assunto em seu ERP?

As empresas de bens de consumo embalados (EBC) estão sendo pressionadas. Por um lado, seus clientes de varejo desejam pedidos de reposição menores com mais frequência. Ao mesmo tempo, sua própria empresa está pressionando você para reduzir os custos de logística.

O dilema é particularmente difícil para empresas de EBC de médio porte que carecem de recursos, capacidades de sistemas e volumes de frete que os concorrentes maiores usam para impulsionar a eficiência.

Uma solução poderia ser trabalhar com um provedor de logística terceirizado (3PL) especializado na distribuição de bens de consumo para varejistas e cadeias de supermercados. O parceiro 3PL certo pode ajudar empresas menores a gerar grandes economias sem grandes investimentos de capital.

Aqui estão cinco maneiras pelas quais as empresas de EBC de médio porte podem alavancar um 3PL para competir e vencer:

1. Consolidar cargas com transportadores semelhantes (E até mesmo concorrentes!) Para reduzir os custos de logística

Uma vez que não possuem grandes volumes de frete, as empresas menores devem usar remessas de custo mais alto, menos que a carga do caminhão (LTL). Uma maneira para essas empresas de EBC nivelar o campo de jogo é a consolidação de carga com outras empresas de EBC , mesmo concorrentes, mudando para o mesmos clientes. Essa mudança de LTL para movimentações de baixo custo com carga total do caminhão não apenas reduz sua taxa de frete, mas você seria responsável apenas por sua parte na movimentação de custo inferior.

3PLs que lidam com muitos clientes de bens de consumo estão em uma posição ideal para habilitar essa estratégia. Que tipo de impacto de custo a consolidação pode ter? Aqui está um exemplo:

Impacto da consolidação de carga em um fabricante de EBC de médio porte

  • Despesas anuais de LTL: R$ 632.000
  • Gasto para o mesmo volume de frete após a consolidação: R$ 467.680
  • Economia anual de frete: R$ 164.320

2. Integrar dados de vendas e sistemas de atendimento

Alocar o estoque disponível em relação aos pedidos atuais cria problemas. Não há algoritmo para automatizar esse processo de decisão subjetiva. A decisão de alocação também convida a tendências pessoais, pois o atendimento ao cliente e os representantes de vendas podem direcionar o estoque disponível para seus próprios clientes.

Uma solução é uma melhor integração dos dados de vendas e estoque. Embora isso possa ser uma barreira para empresas menores com recursos de sistemas limitados, muitos 3PLs têm a experiência e os recursos para integrar dados de vários sistemas para facilitar as decisões. Quando combinado com o conhecimento exclusivo da empresa sobre o cliente de varejo, as decisões podem ser tomadas com base na prioridade do cliente, não em um modelo “primeiro a entrar, primeiro a sair”, que corre o risco de decepcionar os clientes principais.

3. Frete cross-dock

Cross docking é outra maneira pela qual as pequenas e médias empresas de EBC podem migrar para um modelo de estoque mais just-in-time. É uma estratégia comprovada, mas muitas empresas de EBC não o fazem porque, francamente, não é fácil. O cross-docking eficaz requer:

• Visibilidade para a produção da fábrica e frete de entrada
• Sistemas avançados para casar pedidos com frete de entrada
• Coordenação estreita com transportadoras

As empresas menores de EBC geralmente carecem de sistemas e recursos para gerenciar o processo de maneira eficaz. O 3PL certo, por outro lado, possui os sistemas, o know-how e as instalações especializadas para iniciar uma estratégia de cross dock e reduzir os custos de logística.

4. Embale o produto no centro de distribuição

Os varejistas não querem necessariamente vender produtos na mesma configuração em que saem da fábrica. Para certos mercados, eles podem exigir diferentes quantidades em um pacote ou diferentes configurações de produto ao todo.

Então, onde essa personalização acontece? Muitas empresas de EBC ainda enviam produtos do CD para empresas de embalagem externas apenas para que o produto seja devolvido ao mesmo CD. Isso aumenta o custo do frete e faz com que a empresa perca visibilidade do produto durante o processo de embalagem. Você elimina esses problemas realizando serviços de embalagem secundária e outra configuração de produto no DC operado por 3PL.

Qual é a vantagem de integrar as funções de distribuição e embalagem de bens de consumo? Uma economia de 10% a 15% é possível com base nas reduções nos custos de frete, estoque e danos.

5. Reduzir estornos

Grandes empresas de EBC têm departamentos internos que monitoram estornos. Mas as empresas de pequeno e médio porte não têm recursos para se concentrar na redução de estornos, por isso muitas vezes aceitam estornos como um custo para fazer negócios. Para essas empresas, um 3PL experiente pode ser sua passagem para grandes reduções de estornos.

As empresas de logística que enviam para vários fabricantes de EBC conhecem os requisitos dos varejistas e podem policiar as remessas de saída para garantir a conformidade. A entrada 3PL também pode ser valiosa para acessar os dados necessários para garantir a precisão dos desafios de cobrança e penalidades de suporte.

Reduza os custos de logística com uma capacidade de logística virtual
Mais e mais marcas de produtos de consumo tornaram-se parte de empresas multibilionárias que usam sinergias da cadeia de suprimentos para aumentar sua vantagem de custo na prateleira. Essa consolidação da indústria torna mais difícil para as pequenas e médias empresas de EBC competirem.

Mas a parceria com o provedor de logística certo para distribuição de bens de consumo pode nivelar o campo de jogo, dando a você recursos de logística de “grande empresa” sem sobrecarga.

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede