Ser seu próprio chefe, tomar todas as decisões, correr para atingir seus objetivos – para muitas pessoas, o empreendedorismo é o objetivo final da carreira.
Mas, por mais incrível que pareça administrar seu próprio negócio, também é incrivelmente difícil.
Quão díficil? 90% das startups falham .
Os empreendedores também são mais ansiosos do que outras pessoas e experimentam mais estresse no dia-a-dia. Afinal, quando você é responsável pelo resultado final, cada revés recai sobre você pessoalmente.
Aqui está a boa notícia: abrir uma empresa pode ser uma das oportunidades mais gratificantes, estimulantes e interessantes que você terá. Se você está ciente dos riscos e ainda está decidido a ser um empreendedor, use as estratégias e conselhos deste guia.
Identifique ideias de startup lucrativas.
Uma startup de sucesso começa com uma ideia. Você não pode construir um negócio sem um. Aqui estão algumas técnicas criativas para pensar em um produto ou serviço:
Pergunte aos seus amigos o que os frustra.
O que torna um produto ou serviço lucrativo? Ele fornece uma solução para um problema ou frustração que as pessoas estão dispostas a pagar para aliviar.
Com isso em mente, comece perguntando a seus amigos o que os frustra.
Os fundadores se inspiram em suas frustrações o tempo todo. Por exemplo:
Travis Kalanick e Garret Camp começaram o Uber depois que tiveram problemas para pegar um táxi.
Durante o brainstorming, peça a seus amigos que acompanhem as coisas do dia-a-dia que os incomodam. Em seguida, percorra suas listas e procure problemas que você possa resolver.
Identifique tendências para preparar sua ideia para o futuro.
À medida que o mundo muda, as pessoas precisam de produtos diferentes. Por exemplo, a ascensão do Uber, Lyft e outros aplicativos de compartilhamento de viagens criou uma demanda por um aplicativo de terceiros que informará as tarifas mais baratas naquele exato momento.
Você quer ficar à frente da curva. Leia as previsões de tendências para o seu setor ou mercado ou confira as publicações universais de previsão de tendências, como Trend Hunter e Springwise . Então pergunte a si mesmo: “Se essas previsões se tornarem realidade, quais ferramentas serão necessárias?”
Identifique e concentre-se em uma categoria (ou categorias) em crescimento.
O especialista em licenciamento e estrategista de propriedade intelectual Stephen Key recomenda escolher uma categoria que o fascine, mas não seja excessivamente competitivo.
“Evito indústrias que são notoriamente desafiadoras, como a de brinquedos. Tem muita gente criando nesse espaço”, explica. “Você terá mais facilidade em licenciar suas ideias se focar em categorias de produtos que estão crescendo e também receptivas à inovação aberta.”
Depois de escolher uma categoria, Key diz que você deve estudar todos os produtos dessa categoria.
- Quais são os benefícios de cada produto e como eles variam?
- Qual é a sua embalagem e estratégia de marketing?
- O que dizem os revisores?
- Quais são as melhorias potenciais?
Depois de escolher um produto, considere perguntas como:
- O que pode ser feito para melhorá-lo?
- Posso adicionar um novo recurso?
- Que tal um material diferente?
- Posso personalizar de alguma forma?
Atenda a uma demanda mal atendida.
Você não precisa reinventar a roda se não houver rodas suficientes. Muitas pessoas iniciam negócios de sucesso depois de perceber uma lacuna no mercado. Por exemplo, talvez você saiba que há uma escassez de terceirização de vendas de alta qualidade. Como você tem experiência em desenvolvimento de vendas e gerenciamento de contas em empresas de vendas em estágio inicial, pode decidir oferecer esse serviço para startups de tecnologia.
Faça algo melhor (ou mais barato) do que o que está por aí.
Você nem sempre precisa desenvolver algo totalmente novo. Se você puder oferecer um produto existente a um preço mais baixo, melhor qualidade ou, idealmente, ambos, terá muitos clientes. Melhor ainda, há claramente uma demanda existente.
Ao longo do seu dia, faça uma lista de tudo o que você usa. Em seguida, revise a lista para algo que você possa melhorar.
Outras sugestões
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- Faça networking com outros empreendedores: use o Linkedin para encontrar eventos na comunidade local de startups. O networking com outros empreendedores não apenas o ajudará a construir relacionamentos valiosos, mas também lhe dará muitas ideias. Para algumas dicas rápidas sobre como fazer networking de forma eficiente e significativa como empreendedor, confira nosso guia em vídeo aqui.
- Pedidos de patentes de pesquisa: Os pedidos de patente são normalmente tornados públicos 18 meses após o seu depósito. Embora não recomendemos a cópia direta de nenhuma invenção, navegar por esses documentos pode lhe dar uma boa noção de onde um determinado espaço está indo.
- Faça uma sessão de brainstorming: se você precisar fazer sua criatividade fluir, convide três a cinco outras pessoas com mentalidade empreendedora para uma sessão de brainstorming. Peça a todos que venham preparados para discutir uma determinada categoria de produto ou pergunta, como “Qual é o seu tipo favorito de X e por quê?” ou “Você usa alguma coisa para realizar Y? Por que ou por que não?” As respostas podem levar a algumas grandes ideias.
Valide sua ideia de startup com uma pesquisa de buyer persona.
Ótimo, você tem uma ideia. Mas não saia do seu emprego ainda. Antes de ir all-in, você precisa saber que outras pessoas vão realmente querer seu produto. (Não, seus amigos e familiares não contam.)
Para avaliar com segurança a viabilidade do seu produto no mercado, comece entendendo sua buyer persona , ou seja, as pessoas reais para quem você planeja vender. Se o seu produto não atende a uma necessidade, eles não vão se interessar, por mais inovador ou legal que seja. É por isso que a persona do comprador e a pesquisa de mercado são tão importantes.
Depois de identificar seu cliente ideal, entrevistar pessoas que se encaixam no perfil deve ser um componente importante de sua pesquisa. Mostre a eles uma demonstração funcional do seu produto, pergunte o que eles gostam e o que não gostam, quanto pagariam por ele, com que frequência o usariam e assim por diante.
Se você quiser testar o interesse do mercado antes de construir qualquer coisa, construa uma landing page que descreva seu produto ou serviço. Peça às pessoas que enviem seus endereços de e-mail em troca de acesso antecipado; uma assinatura, associação ou produto gratuito; um desconto, atualizações de produtos ou alguma outra oferta atraente. Em seguida, promova o vídeo nas redes sociais, pesquisa paga etc., e veja quantos visitantes convertem em inscrições.
Comece com um produto mínimo viável (MVP).
Um MVP é a versão mais simples e básica de sua ferramenta ou serviço possível. É funcional o suficiente para satisfazer os primeiros clientes e ter uma noção do que você deve melhorar.
Digamos que você queira criar um aplicativo que conecte estudantes universitários a tutores virtuais. Você pode criar uma versão básica, convidar manualmente 150 tutores que você encontrou online para participar e, em seguida, postar o link para o aplicativo na página do Facebook da universidade local. Se você conseguir um número decente de inscrições, isso é um sinal de que você deve seguir em frente. Se você quase não conseguir, você deve repensar a ideia ou começar de novo.
Começar pequeno com um MVP mantém seus custos baixos para começar, mas permite espaço para crescimento à medida que o produto continua a ser validado.
Crie um plano de negócios.
Um plano de negócios é um documento formalizado que detalha suas metas de negócios e as etapas que você tomará para alcançá-las. Isso pode incluir estratégia de marketing, orçamento e projeções e marcos financeiros.
Como empreendedor, seu trabalho é definir a missão, a visão e as metas de longo e curto prazo de sua empresa. À medida que você faz esse tipo de planejamento estratégico para o seu empreendimento, o plano de negócios é uma saída do seu trabalho e ajuda a orientar o crescimento da sua startup.
Continue a iterar com base no feedback.
Tenha em mente que seu MVP provavelmente não será suficiente para se manter competitivo nas categorias de mercado que você escolher, principalmente se você tiver grandes sonhos para sua startup.
Agora vem o ciclo: gerar interesse e demanda (comercializar o produto), garantir clientes (vender o produto), medir a satisfação, melhorar o produto com base no feedback… e repetir.
A otimização de todas as partes desse volante gera a receita necessária para investir em produto, e investir em produto gera interesse adicional de:
- Clientes satisfeitos criando referências boca a boca
- Ofertas mais competitivas que atraem novos clientes
Encontre um cofundador.
A sabedoria convencional diz que você deve procurar um cofundador ao iniciar um novo negócio. Existem três vantagens principais em ter um cofundador.
1. É mais fácil conseguir financiamento. Quer vários fundadores contribuam ou não para o sucesso de uma empresa, muitos investidores de capital de risco acreditam que sim. Eles estão relutantes em apoiar fundadores solo.
2. Você tem apoio emocional. Administrar uma empresa é uma experiência estressante, emocionante e única. Se você estiver andando na montanha-russa emocional sozinho, não terá ninguém com quem comemorar durante os altos – ou sobreviver aos baixos. Um cofundador entende exatamente o que você está passando e faz você se sentir menos sozinho.
3. Eles podem fornecer diferentes habilidades, conhecimentos e conexões. Talvez você seja ótimo em vendas, enquanto seu cofundador é mais técnico. Você tem muitos contatos, e eles já começaram um negócio antes. Escolher um cofundador com um currículo complementar é uma excelente maneira de aumentar suas chances de sucesso.
Mas também há desvantagens em ter um cofundador.
1. Pode haver conflito. Você e seu parceiro inevitavelmente discordarão. Um pequeno desentendimento saudável é produtivo, mas se você não encontrar uma solução com relativa rapidez, desperdiçará tempo e energia valiosos. Além disso, você pode prejudicar o moral da sua equipe.
2. Você terá que dividir o patrimônio. Se você é o único proprietário de sua empresa, você começa com 100% de patrimônio. À medida que o tempo passa e você contrata mais pessoas e/ou recebe financiamento, você distribuirá esse patrimônio – mas provavelmente estará dando 0,005% a 35% para uma única entidade, dependendo de quem são. Se você tem um cofundador, está automaticamente abrindo mão de 40-60% de sua empresa de uma só vez.
3. Encontrar um pode ser difícil. Pode ser muito difícil encontrar alguém com a mesma ética nos negócios, hábitos de trabalho e personalidade complementar. Além disso, eles precisam acreditar em sua visão, contribuir com as habilidades certas e ter o desejo de ser seu cofundador em primeiro lugar. Essa é uma tarefa difícil.
Vale a pena notar que há muitos exemplos de startups bem-sucedidas com fundadores únicos e malsucedidas que falharam devido a disputas entre cofundadores. Tome uma decisão com base na sua situação, não nos conselhos tradicionais.
Onde encontrar um cofundador
Se você decidir que quer um cofundador, o próximo passo é encontrar um. Olhe dentro de sua própria rede primeiro. Escolher alguém que você já conhece, ou a quem suas conexões podem atestar, é muito menos arriscado do que um estranho.
Esse conceito também funciona ao contrário: você também tem uma chance melhor de convencê-los a se juntar a você se eles forem uma conexão de primeiro ou segundo grau.
Você também pode participar de eventos locais de empreendedorismo para conhecer potenciais parceiros.
Ótimo, você leu como se tornar um empreendedor – mas agora você precisa descobrir como ser um empreendedor.
Ganhando experiência como empreendedor
Existem duas maneiras principais de abordar a obtenção de experiência como empreendedor: fazendo o trabalho você mesmo ou contratando para isso.
Adquirindo experiência você mesmo
Você pode adquirir experiência à medida que desenvolve seu novo negócio. As maneiras pelas quais você pode adquirir experiência por conta própria incluem:
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Faça networking com outros profissionais.
O networking profissional irá expô-lo a mais profissionais com os quais você pode aprender ou até mesmo encontrar um mentor disposto. Você pode participar de redes profissionais online, como o LinkedIn, para saber mais sobre eventos de networking virtuais ou presenciais para se conectar e conhecer outros empreendedores.
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Faça pesquisas independentes.
A realização de pesquisas pessoais de fontes respeitáveis e ex-empreendedores o ajudará a entender melhor suas responsabilidades. Não apenas a pesquisa comportamental será útil, mas encontrar recursos para simplificar suas operações de negócios o ajudará a expandir seus negócios à medida que você cresce.
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Faça cursos de empreendedorismo.
Explorar estudos empresariais através de uma instituição universitária ou curso de certificação pode oferecer um conhecimento mais aprofundado sobre como entrar no setor do que as fontes típicas da Internet.
Contratação por experiência
Muitas vezes, um empreendedor iniciando um negócio contratará a experiência para orientá-lo na direção certa.
1. Trabalhe com um coach de negócios.
Uma opção paga para ganhar experiência é trabalhar com um coach ou consultor de negócios. Eles podem oferecer soluções muito diferentes da seguinte forma:
- Business coach – Este coach conduz um empreendedor em direção a soluções. Isso significa que o empreendedor está realmente aprimorando sua própria competência.
- Consultor de negócios – Um consultor resolverá problemas para o empresário como empreiteiro.
O desenvolvimento de habilidades críticas, clareza sobre os passos necessários para o sucesso e outros conhecimentos específicos são vitais para o crescimento como empreendedor. Com o tempo, essas habilidades podem ser alcançadas por meio da construção de um relacionamento próximo com eles à medida que você conduz os negócios.
2. Adicione pessoas experientes à sua equipe.
Aprenda com as mesmas pessoas que você traz para sua equipe. Você pode aprender com talentos experientes e preencher as lacunas em seu próprio conhecimento à medida que o tempo avança. Isso pode incluir a contratação de um diretor financeiro com anos de experiência para supervisionar assuntos financeiros com os quais você não está familiarizado ou outros membros críticos da equipe para ajudar nas operações de seus negócios.
Ao contratar, um empreendedor deve pensar no trabalho que ele próprio realiza e no trabalho que deve confiar em outra pessoa. Não contrate alguém para fazer o trabalho em que você é proficiente, economize esse dinheiro para o talento necessário para preencher lacunas em sua estratégia ou quando você escala e exige mais membros da equipe para executar a estratégia.
Você tem o conhecimento e as ferramentas para se tornar um empreendedor, mas começar seu negócio tem um preço. Abaixo, discutiremos as várias maneiras de financiar seu negócio desde o início.
Torne-se o empreendedor que você deve ser
A jornada para o empreendedorismo é longa, mas pode ser muito gratificante. Embora isso possa não acontecer da noite para o dia, você sabe o que é preciso para se tornar um empreendedor, ganhar experiência e financiar um negócio. Esperamos que este artigo o ajude a expandir o negócio para o qual você está planejando e desejamos a você tudo de bom a cada passo do caminho.
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Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
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