RIGHT()2 minutos de leitura

Precisa de ajuda sobre este assunto em seu ERP?

Sintaxe

RIGHT( <expressão caracter>, <expressão numérica> )

Função

Extrai uma parte de uma cadeia de caracteres a partir da sua última posição.

Argumentos

<expressão caracter>

Define a cadeia de caracteres da qual se deseja extrair uma parte à partir do final. Esta cadeia poderá ter, no máximo, 64 Kbytes, ou seja, 65.535 caracteres.

<expressão numérica>

Define o número de caracteres a ser extraído da cadeia de caracteres especificada, iniciando-se do primeiro caracter mais à direita. Ou seja, define o tamanho da parte que será extraída.

Utilização

A função RIGHT() permite extrair a última parte (parte mais à direita) de uma cadeia de caracteres, com o número de caracteres especificado pela expressão numérica.

Se o resultado da expressão numérica for menor ou igual à zero, será fornecida uma cadeia de caracteres nula. Caso o resultado da expressão numérica seja maior que o tamanho total da cadeia de caracteres especificada, será fornecida toda a cadeia de caracteres.

Dicas

As funções LEFT(), RIGHT() e SUBSTR() são relacionadas, fornecendo partes extraídas de uma cadeia de caracteres especificada. A função LEFT() fornece a parte da esquerda, RIGHT() fornece a parte da direita e SUBSTR() fornece uma parte intermediária. Estas funções costumam ser utilizadas com as funções AT() e RAT(), que localizam a posição das partes a serem extraídas.

Através destas funções pode-se manipular qualquer cadeia de caracteres com no máximo 64 Kbytes de tamanho (65.535 posições).

Exemplos

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede