Olá, tudo bem?
Vou te mostrar aqui neste artigo como gerar o arquivo para entrega da DIRF no Protheus.
Em primeiro lugar, vamos conceituar o que é DIRF, para quem está gerando pela primeira vez essa entrega.
O que é DIRF
A DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas, independentemente da forma de tributação perante o imposto de renda, e também por pessoas físicas quando obrigadas a prestar as informações.
Prazo para entrega da DIRF
O prazo para envio é definido pela Receita Federal em instrução normativa específica, mas historicamente ocorre no último dia útil de fevereiro. O prazo final para a entrega da DIRF de 2025 é 28 de fevereiro, caso não existam alterações.
Principais mudanças na DIRF 2025 em relação a 2024
A DIRF 2025, além de ser a última edição da declaração no formato tradicional, traz alterações significativas. Estas, são reflexo de avanços tecnológicos e de mudanças na legislação tributária.
As mudanças têm o objetivo de alinhar os processos às novas exigências digitais e preparar as empresas para a integração completa com o eSocial e a EFD-Reinf a partir de 2026. Conheça as principais:
Alterações na legislação ou no layout da declaração
- Melhoria do layout: o programa gerador da DIRF em 2025 contará com ajustes para simplificar o preenchimento de informações, permitindo maior integração com os sistemas utilizados pelas empresas.
- Serão adicionados campos para melhor detalhamento de retenções e rendimentos relacionados ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e contribuições como CSLL, PIS e Cofins.
- Integração com novas obrigações acessórias: a DIRF começará a se alinhar mais com o eSocial e a EFD-Reinf, sendo que informações duplicadas nesses sistemas deverão ser eliminadas para evitar inconsistências.
- Adequações para transações internacionais: maior detalhamento nas informações sobre remessas ao exterior, pagamentos a residentes fora do Brasil e rendimentos sujeitos a tratados de bitributação.
- Simplificação para empresas menores: micro e pequenas empresas contarão com um guia prático para envio de informações básicas, para facilitar a transição para o modelo digital.
Novidades tecnológicas para o envio
- Validação prévia dos dados: o programa gerador da permitirá validações automatizadas durante o preenchimento, reduzindo a ocorrência de erros e inconsistências que geram multas.
- Envio por plataformas online: além do E-CAC da Receita Federal, será possível integrar o envio direto a sistemas internos de gestão contábil e tributária, por meio de APIs, reduzindo o retrabalho.
- Certificação digital simplificada: a Receita Federal reforçará o uso de certificados digitais para autenticar o envio, assegurando maior segurança nos dados transmitidos.
Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf
A EFD-Reinf será o principal substituto da DIRF para informar retenções de tributos relacionados a serviços prestados, rendimentos pagos e demais obrigações acessórias. Ela já funciona em paralelo à DIRF, mas a partir de 2026 assumirá totalmente esse papel.
Esse modelo fará o registro eletrônico detalhado de todas as retenções tributárias realizadas na fonte. Além disso, terá integração direta com sistemas de folha de pagamento e contas a pagar.
Sistema de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial
O eSocial será responsável por centralizar as informações trabalhistas, previdenciárias e de pagamento de rendimentos que atualmente são declaradas na DIRF.
Relacionado a DIRF de 2025, ele terá a inclusão automática de retenções em folha de pagamento, como IRRF e contribuições previdenciárias. Além de um registro mais detalhado de pagamentos isentos ou tributáveis feitos a empregados e terceiros.
Como gerar DIRF no Protheus
1. Acesse Miscelânea > DIRF > Gerar Arquivo (GPEM550);
2. Execute o diagnóstico para que o sistema gere as inconsistências, se houver, referente à DIRF;
3. Após rodar o diagnóstico, preencha os parâmetros parar gerar as informações da DIRF;
OBS.: Quando o campo Centralizar na Fil. não é preenchido, o sistema gera na manutenção de arquivo, no campo CNPJ Fnt Pag, o CNPJ da filial do funcionário, e ao gerar o arquivo magnético, caso tenham várias filiais, será gerado um arquivo magnético por filial.
4. Clique em Confirmar;
5. Verifique se os valores foram gerados no menu Manutenção do Arquivo.Basta conferir a geração do arquivo especificado no caminho do parâmetros acima.
3. Auxílios após geração dos dados da DIRF
A) Antes de gerar o arquivo magnetico, você pode conferir e alterar os dados neste menu Miscelanea -> DIRF -> Manutenção Arquivo
B) Antes de gerar o arquivo magnetico, você pode conferir e alterar os dados neste menu Miscelanea -> DIRF -> Relatório Conferência
C) Após tudo certo e transmitido, você pode optar por gerar os Informes de Rendimentos pelo Protheus ou pelo programa a Receita Federal.
No caso do Protheus fica em Miscelanea -> DIRF -> Informe Rendimento
Então é isso! Se seguir estes passos de atualização e geração de arquivo para DIRF, conseguirá entregar sem maiores problemas e cumprir os prazos.
Espero que este artigo seja útil.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Siga-me no Linked In