Como gerar DIRF no Protheus 20255 minutos de leitura

Precisa de ajuda sobre este assunto em seu ERP?

Olá, tudo bem?

Vou te mostrar aqui neste artigo como gerar o arquivo para entrega da DIRF no Protheus.

Em primeiro lugar, vamos conceituar o que é DIRF, para quem está gerando pela primeira vez essa entrega.

O que é DIRF

A DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas, independentemente da forma de tributação perante o imposto de renda, e também por pessoas físicas quando obrigadas a prestar as informações.

Prazo para entrega da DIRF

O prazo para envio é definido pela Receita Federal em instrução normativa específica, mas historicamente ocorre no último dia útil de fevereiro. O prazo final para a entrega da DIRF de 2025 é 28 de fevereiro, caso não existam alterações.

Principais mudanças na DIRF 2025 em relação a 2024

DIRF 2025, além de ser a última edição da declaração no formato tradicional, traz alterações significativas. Estas, são reflexo de avanços tecnológicos e de mudanças na legislação tributária.

As mudanças têm o objetivo de alinhar os processos às novas exigências digitais e preparar as empresas para a integração completa com o eSocial e a EFD-Reinf a partir de 2026​​​. Conheça as principais:

Alterações na legislação ou no layout da declaração

  1. Melhoria do layout: o programa gerador da DIRF em 2025 contará com ajustes para simplificar o preenchimento de informações, permitindo maior integração com os sistemas utilizados pelas empresas.
    • Serão adicionados campos para melhor detalhamento de retenções e rendimentos relacionados ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e contribuições como CSLLPIS e Cofins.
  2. Integração com novas obrigações acessórias: a DIRF começará a se alinhar mais com o eSocial e a EFD-Reinf, sendo que informações duplicadas nesses sistemas deverão ser eliminadas para evitar inconsistências.
  3. Adequações para transações internacionais: maior detalhamento nas informações sobre remessas ao exterior, pagamentos a residentes fora do Brasil e rendimentos sujeitos a tratados de bitributação.
  4. Simplificação para empresas menores: micro e pequenas empresas contarão com um guia prático para envio de informações básicas, para facilitar a transição para o modelo digital.

Novidades tecnológicas para o envio

  • Validação prévia dos dados: o programa gerador da permitirá validações automatizadas durante o preenchimento, reduzindo a ocorrência de erros e inconsistências que geram multas.
  • Envio por plataformas online: além do E-CAC da Receita Federal, será possível integrar o envio direto a sistemas internos de gestão contábil e tributária, por meio de APIs, reduzindo o retrabalho.
  • Certificação digital simplificada: a Receita Federal reforçará o uso de certificados digitais para autenticar o envio, assegurando maior segurança nos dados transmitidos.

Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf

EFD-Reinf será o principal substituto da DIRF para informar retenções de tributos relacionados a serviços prestados, rendimentos pagos e demais obrigações acessórias. Ela já funciona em paralelo à DIRF, mas a partir de 2026 assumirá totalmente esse papel​​.

Esse modelo fará o registro eletrônico detalhado de todas as retenções tributárias realizadas na fonte. Além disso, terá integração direta com sistemas de folha de pagamento e contas a pagar.

Sistema de Escrituração Digital de Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial

eSocial será responsável por centralizar as informações trabalhistas, previdenciárias e de pagamento de rendimentos que atualmente são declaradas na DIRF​​.

Relacionado a DIRF de 2025, ele terá a inclusão automática de retenções em folha de pagamento, como IRRF e contribuições previdenciárias. Além de um registro mais detalhado de pagamentos isentos ou tributáveis feitos a empregados e terceiros.

Como gerar DIRF no Protheus

1. Acesse Miscelânea > DIRF > Gerar Arquivo (GPEM550);
2. Execute o diagnóstico para que o sistema gere as inconsistências, se houver, referente à DIRF;

3. Após rodar o diagnóstico, preencha os parâmetros parar gerar as informações da DIRF;

OBS.: Quando o campo Centralizar na Fil. não é preenchido, o sistema gera na manutenção de arquivo, no campo CNPJ Fnt Pag, o CNPJ da filial do funcionário, e ao gerar o arquivo magnético, caso tenham várias filiais, será gerado um arquivo magnético por filial.

4. Clique em Confirmar;
5. Verifique se os valores foram gerados no menu Manutenção do Arquivo.Basta conferir a geração do arquivo especificado no caminho do parâmetros acima.

3. Auxílios após geração dos dados da DIRF

A) Antes de gerar o arquivo magnetico, você pode conferir e alterar os dados neste menu Miscelanea -> DIRF -> Manutenção Arquivo

B) Antes de gerar o arquivo magnetico, você pode conferir e alterar os dados neste menu Miscelanea -> DIRF -> Relatório Conferência

C) Após tudo certo e transmitido, você pode optar por gerar os Informes de Rendimentos pelo Protheus ou pelo programa a Receita Federal.

No caso do Protheus fica em Miscelanea -> DIRF -> Informe Rendimento

Então é isso! Se seguir estes passos de atualização e geração de arquivo para DIRF, conseguirá entregar sem maiores problemas e cumprir os prazos.

Espero que este artigo seja útil.

 

 

 

Fernando Bueno
Siga na rede

Fernando Bueno

Consultor em FBSOLUTIONS
Sou consultor na área de implantação de sistemas ERP, com experiência na análise e implantação de projetos de sistemas, configurando a estrutura do software, capacitando usuários-chaves, ministrando treinamentos e workshops.

Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.

Siga-me no Linked In
Fernando Bueno
Siga na rede