O indicador OTIF é uma métrica usada para medir o desempenho logístico de uma empresa. OTIF é a sigla em inglês para “On Time In Full”, que significa “Na Hora e Completo” em português. O indicador mede a porcentagem de pedidos que são entregues dentro do prazo acordado e com a quantidade correta de itens solicitados.
O objetivo do indicador OTIF é avaliar a eficiência da cadeia de suprimentos, desde a produção até a entrega final ao cliente. Uma boa pontuação OTIF indica que a empresa é capaz de cumprir prazos e garantir a satisfação do cliente, ao mesmo tempo em que reduz os custos de armazenamento e retrabalho. Por outro lado, uma pontuação baixa pode indicar problemas em processos logísticos, falta de planejamento ou problemas com fornecedores.
Vou dar um exemplo real de como o indicador OTIF é calculado:
Suponha que uma empresa recebeu 100 pedidos de um determinado produto e se comprometeu a entregá-los em um prazo de 5 dias úteis, cada pedido contendo 10 unidades do produto. Após o prazo de entrega acordado, a empresa entregou 90 pedidos no prazo acordado, mas 5 pedidos foram entregues com atraso e 5 pedidos foram entregues com quantidades incorretas.
Para calcular o OTIF, devemos dividir o número de pedidos entregues corretamente (dentro do prazo e com as quantidades corretas) pelo número total de pedidos:
OTIF = (Pedidos entregues no prazo e com quantidades corretas / Total de pedidos) x 100
Nesse exemplo, o OTIF seria:
OTIF = (90 / 100) x 100 = 90%
Isso significa que a empresa entregou corretamente 90% dos pedidos dentro do prazo e com as quantidades corretas. O ideal é que a empresa alcance um OTIF de 100%, indicando que ela é capaz de cumprir todos os prazos e garantir a satisfação do cliente.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
Siga-me no Linked In
Últimos posts por Fernando Bueno (exibir todos)
- Indicadores Logísticos para Gestão de Transportadoras - 4 de dezembro de 2024
- O Papel Estratégico do Setor Logístico na Cadeia de Suprimentos - 20 de novembro de 2024
- Logística Reversa: Estratégia Sustentável e Lucrativa para Empresas - 20 de novembro de 2024