CRM é um tipo de software e significa Customer Relationship Management. É um software que ajuda as empresas a gerenciar suas interações com clientes atuais ou potenciais. O software coleta dados em várias plataformas para ajudar a empresa a permanecer em contato e conectada com seus clientes. Mas muitas empresas não estão usando esse software útil porque sabem muito sobre ele. Bem, estamos aqui para detalhar os benefícios do software de CRM em termos simples e mostrar como ele funciona e como pode melhorar muito o seu negócio.
1. Construa melhores relacionamentos
Clientes novos ou existentes são mais do que apenas uma venda em potencial. Se as relações com seus clientes não forem nutridas, você vender seus produtos é inútil! O software de CRM pode ajudá-lo a criar melhores conexões com seus clientes, fornecendo todas as informações de que você precisa.
O software pode fornecer informações sobre os interesses, desejos e necessidades do seu mercado.
Com o CRM, você pode armazenar os e-mails, números de telefone de seus clientes e, em suma, acompanhar a última vez que falou com eles.
Ao acompanhar, você cria uma conexão melhor com seus clientes, fazendo com que eles se sintam importantes. Ao ser organizado com os benefícios do software de CRM, o acompanhamento fica muito mais fácil.
2. Aumente a produtividade
Qualquer tecnologia que possa ajudar você ou sua equipe a acelerar qualquer processo demorado geralmente pode aumentar a produtividade. Bem, com a ajuda do CRM, tarefas lentas, como buscar informações de contato e inserir dados, agora são fáceis.
Agora você pode automatizar todos os dados do cliente para vendas, serviços e marketing. Isso pode ajudar a aumentar a produtividade, liberando sua equipe para se concentrar em outras coisas. Eles agora têm mais tempo para conversar com novos leads, fortalecer relacionamentos com clientes existentes e acompanhar aqueles que precisam
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3. Sincronize seus dados em um só lugar
Com o software CRM, você pode gerenciar todos os dados de seus clientes manualmente e sincronizá-los em um único local. 74% das empresas disseram que seu sistema oferecia acesso aprimorado aos dados dos clientes. Você pode capturar e inserir dados de leads em um só lugar, o que pode expandir sua clientela.
Além disso, você diminui o risco de perder ou clonar dados de clientes porque o CRM garante a precisão das informações. Também oferece a facilidade de pesquisar informações de clientes, conversas anteriores ou histórico em um piscar de olhos, sem a busca constante.
Isso pode economizar minutos preciosos do seu dia que podem estar tirando a atenção que você deveria dar aos seus clientes, bem como outras tarefas.
4. Aumente a retenção de clientes
Até agora, aprendemos sobre os benefícios do software de CRM que agradam ao cliente. Por causa disso, o CRM pode aumentar a retenção de clientes. Como você e sua equipe têm acesso fácil aos dados dos clientes, você pode encontrar informações sobre eles que podem ajudá-lo a antecipar e satisfazer suas necessidades.
Quando você tem altas taxas de retenção de clientes, as receitas da sua empresa aumentam drasticamente. O CRM funciona mostrando seu perfil, histórico de compras, como eles foram comercializados e sua resposta a determinadas campanhas.
Com essas informações, você segmenta seu cliente individualmente da maneira que ele deseja ser segmentado. Ao fazer isso, você terá maior retenção de clientes.
5. Melhore o atendimento ao cliente
A gestão do relacionamento com o cliente anda de mãos dadas com a melhoria do atendimento ao cliente. Durante uma pesquisa , descobriu-se que quase 85% dos consumidores disseram que estariam dispostos a pagar mais do que o preço padrão para um melhor atendimento ao cliente.
Porque você tem acesso ao perfil do cliente que o CRM construiu para você, você pode enviar mensagens mais personalizadas e soluções que melhor atendam às suas necessidades. Os clientes acharão isso muito impressionante e sentirão que são especiais e que você está se esforçando para ajudá-los.
Isso cria confiança e conexão com seu cliente, o que acabará aumentando sua chance de conseguir uma venda com eles.
6. Meça seus dados/previsões
Medir o crescimento do seu negócio é muito importante, mas às vezes difícil. O software de CRM pode ajudar a rastrear e medir suas campanhas de marketing atuais, crescimento e, possivelmente, prever previsões futuras.
Como você tem acesso a dados sobre oportunidades e tendências, pode usar essas informações e incorporá-las em suas campanhas futuras e como segmentar seu público. Com base no modelo que você vê abaixo, você pode ver um exemplo de como ficaria uma planilha de CRM:
7. Antecipar as necessidades do cliente
O CRM reúne todas as informações do cliente e as coloca em um só lugar para você acessar e observar. Por ser fácil, você ficará muito mais confiante em antecipar as necessidades do seu cliente! Você pode fazer vendas cruzadas ou upsell para seus clientes com facilidade e fornecer a eles o produto/serviço certo mais rapidamente.
Você pode promover seu produto para esse cliente específico de forma que ele entenda uma resposta. Quando você tem acesso ao histórico de compras ou interesses deles, pode avaliar rapidamente suas necessidades e possivelmente fechar uma venda.
8. Comunicação mais rápida
As pessoas percebem a rapidez com que as empresas respondem às suas perguntas ou solicitações, por isso é importante ter sua comunicação no ponto. Respostas rápidas demonstram profissionalismo e atenção ao cliente.
Os benefícios do software CRM podem melhorar sua comunicação porque podem ajudá-lo a se manter organizado com todos os contatos. Você pode criar modelos personalizados por meio do software e acompanhar a última vez em que os contatou com datas e horários.
Você também pode configurar mensagens SMS e e-mails automatizados para serem enviados aos seus clientes em horários programados. Em suma, manter-se organizado com a ajuda do CRM pode ajudá-lo com uma comunicação mais rápida.
9. Melhorar produtos e serviços
Como seu CRM está coletando informações do cliente, você pode considerar isso com seus produtos e serviços. O CRM ajuda você a coletar insights sobre as necessidades e desejos de seus clientes e ajuda a entender como eles se sentem em relação à sua empresa e o que eles gostariam de melhorar.
Seu cliente é o que faz você ganhar dinheiro, então quando você está procurando melhorar os produtos são os serviços, eles são o seu melhor juiz.
Com o CRM, você analisa tendências e o que está em demanda, o que o ajudará a melhorar suas vendas. Você pode levar essas tendências em consideração e alterar seus produtos, serviços ou até mesmo táticas de marketing e segmentar o mercado certo.
10. Gerenciar Contatos
O principal benefício do software de CRM é ajudar a organizar contatos, leads, detalhes de contas e oportunidades de vendas para todos os seus clientes. Ao ter todos os seus contatos e dados armazenados em um só lugar, você pode acessar rapidamente as informações dos clientes em um piscar de olhos quando estiver falando com eles.
Com isso, você pode tomar decisões rapidamente ou oferecer produtos ou serviços a eles com base em suas necessidades. Com o CRM você pode analisar rapidamente quem é com certeza um lead ativo e quem é um lead morto gerenciando seus contatos de forma adequada.
Fernando Bueno
Atuando desde 2005 no mercado de tecnologia, desenvolvendo e implantando e sistemas gerenciais, sistemas e sites web e ecommerce.
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